Especificações de Aço

Especificações de aço variam de país para país e podem ser baseadas em critérios diferentes, a maioria deles sendo definida em termos da composição química do aço.

Para um engenheiro experiente, a composição indica um tratamento têrmico que aplicado ao aço enquanto propriedades mecânicas correspondentes continuam mantidas. Critérios alternativos baseados nas Propriedades mecânicas ou temperabilidade também são usados para especificar aços.

The term especificação do aço é muitas vezes relacionado com padrões e sendo usados de forma intercambiável, embora seu significado não é realmente idêntico. Daí, especificações de aço alemão geralmente iniciam com as letras DIN, japonês com JIS, internacional com ISO etc.

Os padrões usados mais amplamente das especificações de aço nos Estados Unidos são aqueles publicados pela ASTM; Estas especificações de aço representam um consenso de produtores, fabricantes e usuários de produtos de aciaria. Em muitos casos, as dimensões, tolerâncias, limites e restrições nas especificações da ASTM são as mesmas que os itens correspondentes do padrão de aço dos manuais da AISI.

Muitas das especificações ASTM foram adotadas pela sociedade americana de engenheiros mecânicos (ASME), com leve ou nenhuma modificação. ASME usa o prefixo s com as especificações ASTM; por exemplo, ASME SA 213 e ASTM A 213 são os mesmos. SAE/AISI denominações para as composições químicas dos aços carbono e ligas são às vezes incluídas nas especificações ASTM para barras, fios e tarugos para forjamento. Algumas especificações ASTM para folha produtos incorporam designações SAE-AISI para composição química.

EN (Euronorom) é um sistema harmonizado dos países europeus. Embora seja aceite e efetivamente usado em todos os países europeus, "obsoletos" sistemas nacionais, como o alemão DIN, britânico BS, AFNOR francês e italiano UNI podem frequentemente ser encontrados em muitos documentos.

Normas DIN são desenvolvidas pela Deutsches Institut für Normung na Alemanha. Todos os padrões de aço alemão e as especificações são representadas pelas letras DIN e seguidas por um código numérico ou um alfanumérico. Exemplos: DIN 40NiCrMo66 ou 1.6565 é um aço de Ni-Cr-Mo que contém 0.35-0.45%C, 0.9-1.4%Cr, 0.5-0.7%Mn, 0.2-0.3%Mo, 1.4-1.7%Ni, 0.035%S; DIN 17200 1.1149 ou DIN 17200 Cm22 é um aço de carbono não resulfurizado contendo 0.17-0,2453113 C, 0.3-0.6%Mn, 0,02-0,035% S e 0,4% Si máx.

JIS normas são desenvolvidas pelo Comité japonês de padrões industriais (JISC) em Tóquio. As especificações começam com o prefixo JIS, seguido da letra g de carbono e aços de baixa liga. Exemplos: JIS G3445 STKM11A é um aço de baixo carbono tubo contendo 0.12%C, 0.35%Si, 0.60%Mn, 0.04%P, 0.04%S; JIS G4403 SKH2 (AISI T1Grade) é um aço de alta velocidade ferramenta de tungsténio contendo 0.73-0.83%C, 3.8-4.5%Cr, 0.4%Mn, 0.4%Si, 0.8-1.2%V e 17-19% W.



O banco de dados da Total Materia traz propriedades de metais de todo o mundo junto num banco de dados integrado e pesquisável. Rápido e fácil acesso às propriedades mecânicas, composições químicas, as tabelas de referência cruzada, fornece aos usuários uma riqueza extraordinária de informações em um banco de dados conveniente com as propriedades dos metais. Clique nos botões abaixo para saber mais do Tour Guiado ou fazer um test drive no banco de dados da Total Materia.

Especificações de aço na Total Materia

A Total Materia banco de dados inclui especificações de propriedade para mais de 100.000 ligas de aço do mundo inteiro. Suas composições químicas, propriedades físicas e mecânicas, referências cruzadas e muito mais estão apenas a um clique de distância.

Encontrar uma liga de aço e especificação no banco de dados é muito fácil e leva segundos. Por exemplo, vamos olhar para as propriedades do tipo de aço CrNi de 4 X 18 12 de acordo com a Euronorma (EN).

Simplesmente use Pesquisa Rápida na página Home dos assinantes, entre com uma designação e selecione EN na lista padrão.

Especificações de aço: Pesquisar o grau de Euronorma aço CrNi de 4 X 18 13

Depois de clicar no material na lista resultante, é exibida uma lista dos subgrupos. Na Total Materia, o termo "subgrupos" refere-se as especificações que definem propriedades do tipo de aço; Neste caso a especificação EN 10088-2 está selecionada. Observe que propriedades definidas de acordo com especificações diferentes podem diferir significativamente.

Especificações de aço: lista de especificações que definem propriedades do tipo de aço X 4 CrNi 18 12

Composição, referências cruzadas e propriedades do aço grau X 4 CrNi 18 12 podem ser revistas, em seguida, clicando nos links apropriados. Veja exemplos abaixo.

Especificações de aço: composição química do aço grau X 4 CrNi 18 13
Especificações de aço: tabela de referência cruzada do tipo de aço X 4 CrNi 18 13
Especificações de aço: propriedades mecânicas do aço grau X 4 CrNi 18 13
Especificações de aço: propriedades físicas do aço grau X 4 CrNi 18 12
Especificações de aço: propriedades do aço grau X 4 CrNi 18 12 em temperaturas elevadas