Normas de Aços

As normas ou padrões de aços são sistemas de classificação, avaliação e especificação químicas, mecânicas e propriedades metalúrgicas de diferentes tipos de aços e ligas que são utilizados na produção de componentes, máquinas e construções.

As normas de aços são úteis para orientar laboratórios metalúrgicos, fabricantes e usuários finais na produção, processamento e aplicação de aço.

Os aços podem ser classificados por uma grande variedade de critérios, tais como:

  • Composição; por exemplo carbono, baixa liga ou de aço inoxidável
  • Métodos de fabricação; tais como tempêras, processos de oxigenação, ou métodos de alto forno
  • Métodos de acabamentos; tais como laminação a quente e a frio, e diferentes técnicas de plaqueamento
  • Tipos de produto; por exemplo barras, fios, chapas, folhas, tiras, tubos ou aço estrutural
  • Práticas de desoxidação; como decapação, semi decapação, dessulfuração para determinada classe de material
  • Microestrutura; tais como ferrítica, perlítica e martensíticos
  • Tratamento térmico; tais como o recozimento, têmpera e revenimento.

Infelizmente, não existe um padrão global de aço comum ou do sistema de classificação. Pelo contrário, há um número de classificações e designações de sistemas aceites e utilizados em todo o mundo, que são desenvolvidos e padronizados nacionalmente e internacionalmente, quer pela Standard Development Organizations(SDOs), ou por indústrias verticais específicas ou por fornecedores. Alguns dos padrões mais utilizados para aço e sistemas de classificação incluem:

  • AISI (American Iron and Steel Institute) normas de aço, que são tradicionalmente usados ​​nos EUA e no exterior. Embora esse padrão não é mais mantido e tem sido cada vez mais substituído pela SAE, ASTM e outras normas dos EUA, ainda é mais generalizada.
  • EN (Euronorm), que é um sistema harmonizado de metal e normas de aço dos países europeus. Embora seja aceite e usado efetivamente em todos os países europeus, é "obsoleto" por sistemas nacionais, como o alemão DIN, BS britânico, AFNOR francês e italiano UNI são comumente utilizados e muitas vezes encontrada em muitos documentos e especificações.
  • Japonesa JIS normas de aço, que são amplamente utilizados em regiões da Ásia e do Pacífico. Especificações do aço JIS foram também muitas vezes utilizadas como base para outros sistemas nacionais, tais como coreanos, chineses, taiwaneses.
  • Normas de aços de países recém-industrial, como o chinês GB e YB, índio IS, e a brasileira NBR, embora às vezes menos desenvolvidas e detalhadas, estão sendo cada vez mais utilizadas devido ao crescimento e integração global. O mesmo se aplica para a Rússia GOST, que é praticamente do padrão de fato para toda a Comunidade de Estados Independentes.

Normas de aço industriais incluem SAE para a indústria aeroespacial, automotiva e muito mais; ASME para vasos de pressão e muitas outras aplicações, AWS de consumíveis de soldagem e materiais relacionados. Especificações de construção naval são abrangidos pela ABS-americanos, britânicos Lloyds, italiano RINA e outros.

Além dos muitos padrões descritos acima, muitos fabricantes de aço e fornecedores têm desenvolvido os seus próprios proprietários, nomes comerciais para a designação de aços. Algumas destas denominações têm, depois de anos e décadas de uso, tornam-se amplamente utilizado na comunidade industrial e são muitas vezes referida como "comum" nomes ou nomes "comérciais", sem na verdade referindo-se ao fornecedor particular. Na maioria dos casos, esses nomes "comuns" não são padronizados e as propriedades podem variar substancialmente. A aplicação em documentos oficiais técnica deve ser evitada.



O banco de dados da Total Materia traz propriedades de metais de todo o mundo junto num banco de dados integrado e pesquisável. Rápido e fácil acesso às propriedades mecânicas, composições químicas, as tabelas de referência cruzada, fornece aos usuários uma riqueza extraordinária de informações em um banco de dados conveniente com as propriedades dos metais. Clique nos botões abaixo para saber mais do Tour Guiado ou fazer um test drive no banco de dados da Total Materia.

Normas mundiais para aços e seus equivalentes em um único lugar: Total Materia

Com a Total Materia você pode encontrar informações sobre especificações de aços, seu estado atual e os materiais em um clique de distância.

Simplesmente selecionando uma Organização de Desenvolvimento de Normas (SDO) e / ou digitar o número da norma, você receber os resultados imediatos do banco de dados multi-lingual com mais de 30.000 normas. Por exemplo, para encontrar a norma do aço Euronorm 10025, você pode simplesmente pode digitar o número 10025 como padrão e selecionar União Europeia desde o pop-up.

Normas de Aço: Exemplo para procurar uma norma de aço Euronorm

A lista de resultados é composta de 7 partes da norma do aço Euronorm 10025. As informações incluem: descrição padrão, ano da última edição, o estado atual (válido).

Simplesmente clicando no link material, você pode ver uma lista de materiais metálicos definido para a norma selecionada.

Normas de Aço: Um exemplo de lista de normas de aços Euronorm

Na lista de materiais, você pode rever as propriedades detalhadas e equivalentes de cada material.

Normas de Aço: Exemplos de materiais definidos pela norma do aço Euronorm 10088 Parte 3