Propriedades do Aço

Devido a suas propriedades materiais, o aço é possivelmente o material mais importante de engenharia e de construção no mundo.

As principais propriedades do aço são grande maleabilidade e durabilidade, elasticidade, boa resistência e boa condutividade têrmica. Além dessas propriedades importantes, propriedade mais característica do aço inoxidável é a sua resistência à corrosão.

Ao selecionar um material de fornecedores de aço mundial, os engenheiros devem estar confiantes de que este material será adequado para as condições de esforços e também os desafios ambientais aos quais estará submetido, quando solicitado. Conhecimento e controle das propriedades de um material é, portanto, essencial. As propriedades mecânicas do aço podem ser cuidadosamente controladas selecionando uma composição química adequada, tratamento têrmico e de processamento, chegando se assim à sua microestrutura final.

As ligas e os tratamentos térmicos utilizados na produção de aço resultam em valores de propriedade e forças diferentes e os testes deverão ser realizados para determinar as propriedades finais do aço e para assegurar o cumprimento das respectivas normas.

Existem muitos sistemas de medição utilizados para definir as propriedades do aço. Por exemplo, limite de escoamento, ductilidade e rigidez são determinadas por meio de teste de tração. Tenacidade é medida por testes de impacto e a dureza é determinado pela medição da resistência à penetração da superfície por um objeto rígido.

O teste de tração é um método de avaliação da resposta estrutural do aço para cargas aplicadas, com resultados expressos como uma relação entre deformação e tensão. A relação entre a deformação e a tensão é uma medida da elasticidade do material, e esta proporção é chamada de módulo de Young. O valor alto do módulo de Young é uma das propriedades de aço mais distinta, encontra-se na faixa de 190-210 GPa, que é aproximadamente três vezes o valor de alumínio.

As propriedades físicas do aço referem-se a física do material, tal como densidade, condutividade térmica, môdulo de elasticidade e coeficiente Poison, etc. Alguns valores típicos para as propriedades físicas do aço são:

  • densidade ρ = 7.7 ÷ 8.1 [kg/dm3]
  • Môdulo de elasticidade E=190÷210 [GPa]
  • Coeficiente de Poison ν = 0.27 ÷ 0.30
  • Condutividade têrmica κ = 11.2 ÷ 48.3 [W/mK]
  • Expansão têrmica α = 9 ÷27 [10-6 / K]


O banco de dados da Total Materia traz propriedades de metais de todo o mundo junto num banco de dados integrado e pesquisável. Rápido e fácil acesso às propriedades mecânicas, composições químicas, as tabelas de referência cruzada, fornece aos usuários uma riqueza extraordinária de informações em um banco de dados conveniente com as propriedades dos metais. Clique nos botões abaixo para saber mais do Tour Guiado ou fazer um test drive no banco de dados da Total Materia.

Especificações de aço na Total Materia

banco de dados inclui especificações de propriedade para mais de 100.000 ligas de aço do mundo inteiro. Suas composições químicas, propriedades físicas e mecânicas, referências cruzadas e muito mais estão apenas a um clique de distância.

A Total Materia banco de dados inclui especificações de propriedade para mais de 100.000 ligas de aço do mundo inteiro. Suas composições químicas, propriedades físicas e mecânicas, referências cruzadas e muito mais estão apenas a um clique de distância.

Encontrar uma liga de aço e especificação no banco de dados é muito fácil e leva segundos. Por exemplo, vamos olhar para as propriedades do tipo de aço CrNi de 4 X 18 12 de acordo com a Euronorma (EN).

Simplesmente usePesquisa Rápida na página Home dos assinantes, entre com uma designação e selecione EN na lista padrão

Propriedades do aço: Exemplo de pesquisa de propriedades combinadas do aço em função da composição e propriedades mecânicas e suas propriedades mecânicas em temperaturas elevadas

Depois de clicar no material na lista resultante, é exibida uma lista dos subgrupos. Na Total Materia, o termo "subgrupos" refere-se as especificações que definem propriedades do tipo de aço; Neste caso a especificação EN 10088-2 está selecionada. Observe que propriedades definidas de acordo com especificações diferentes podem diferir significativamente.

Propriedades do aç: lista de resultados da pesquisa de propriedades do aço
Propriedades do aço: Lista dos resultados da pesquisa de propriedades do aço

Composição, referências cruzadas e propriedades do aço grau X 4 CrNi 18 12 podem ser revistas, em seguida, clicando nos links apropriados. Veja exemplos abaixo.

Propriedades do aço: A composição química do aço 1.4922
Propriedades do aço: Tabela de referência cruzada do aço 1.4922
Propriedades do Aço: As propriedades mecânicas do aço 1.4922