Propriedades do Aço

Devido a suas propriedades materiais, o aço é possivelmente o material mais importante de engenharia e de construção no mundo.

As principais propriedades do aço são grande maleabilidade e durabilidade, elasticidade, boa resistência e boa condutividade têrmica. Além dessas propriedades importantes, propriedade mais característica do aço inoxidável é a sua resistência à corrosão.

Ao selecionar um material de fornecedores de aço mundial, os engenheiros devem estar confiantes de que este material será adequado para as condições de esforços e também os desafios ambientais aos quais estará submetido, quando solicitado. Conhecimento e controle das propriedades de um material é, portanto, essencial. As propriedades mecânicas do aço podem ser cuidadosamente controladas selecionando uma composição química adequada, tratamento têrmico e de processamento, chegando se assim à sua microestrutura final.

As ligas e os tratamentos térmicos utilizados na produção de aço resultam em valores de propriedade e forças diferentes e os testes deverão ser realizados para determinar as propriedades finais do aço e para assegurar o cumprimento das respectivas normas.

Existem muitos sistemas de medição utilizados para definir as propriedades do aço. Por exemplo, limite de escoamento, ductilidade e rigidez são determinadas por meio de teste de tração. Tenacidade é medida por testes de impacto e a dureza é determinado pela medição da resistência à penetração da superfície por um objeto rígido.

O teste de tração é um método de avaliação da resposta estrutural do aço para cargas aplicadas, com resultados expressos como uma relação entre deformação e tensão. A relação entre a deformação e a tensão é uma medida da elasticidade do material, e esta proporção é chamada de módulo de Young. O valor alto do módulo de Young é uma das propriedades de aço mais distinta, encontra-se na faixa de 190-210 GPa, que é aproximadamente três vezes o valor de alumínio.

As propriedades físicas do aço referem-se a física do material, tal como densidade, condutividade térmica, môdulo de elasticidade e coeficiente Poison, etc. Alguns valores típicos para as propriedades físicas do aço são:

  • densidade ρ = 7.7 ÷ 8.1 [kg/dm3]
  • Môdulo de elasticidade E=190÷210 [GPa]
  • Coeficiente de Poison ν = 0.27 ÷ 0.30
  • Condutividade têrmica κ = 11.2 ÷ 48.3 [W/mK]
  • Expansão têrmica α = 9 ÷27 [10-6 / K]


A Total Materia contém propriedades de metais do mundo inteiro num pesquisável e integrado banco de dados. Rápido e fácil acesso às propriedades mecânicas, composições químicas, , tabelas de referências cruzadas, fornece aos usuários uma riqueza extraordinária de informações em um banco de dados conveniente com as propriedades dos metais. fornece aos usuários uma riqueza extraordinária de informações. Clique no botão abaixo para um test drive pelo banco de dados da Total Materia.

Especificações de aço na Total Materia

Você pode de maneira rápida e fácil, buscar mais de 3 milhões de registros das propriedades metálicas por designação, os países / padrões, tipo, número padrão, composição química, propriedades mecânicas, outro metal ou qualquer combinação destes critérios. Por exemplo, vamos procurar um aço inoxidável alemão e suas propriedades, que precisa ter Cr > 10%, Ni e V > 0,2%, tensão de 650 MPa, o impacto de mais de 30 J e precisa ser adequado para aplicação em altas temperaturas.

Clique em Pesquisa Rápida na janela principal. Em seguida, escolha Alemanha / DIN na lista País / Norma, aço inoxidável na lista de Grupo de , marque a caixa Propriedades em altas temperaturas, introduza propriedades que o aço solicitou e elementos de liga. Isto irá pesquisar as propriedades combinadas deste aço inoxidável. .

Propriedades do aço: Exemplo de pesquisa de propriedades combinadas do aço em função da composição e propriedades mecânicas e suas propriedades mecânicas em temperaturas elevadas

A tela de resultados de pesquisa aparece. Clique em um aço a partir da lista para rever as suas propriedades. Neste, vamos discutir a primeira posição - 1.4922.

Propriedades do aç: lista de resultados da pesquisa de propriedades do aço

Após clicar no material, uma lista de subgrupos aparece. Na Total Materia, o termo "subgrupos" refere-se às especificações da normaque define as propriedades do aço, neste caso a especificação DIN 17175 é selecionada. Note-se que as propriedades dos materiais definidos de acordo com especificações diferentes podem diferir significativamente.

Propriedades do aço: Lista dos resultados da pesquisa de propriedades do aço

As propriedades do aço no banco de dados da Total Materia incluem a composição, as tabelas de referência cruzada, propriedades mecânicas, propriedades físicas e até mesmo a deformação e propriedades de fadiga. Veja os exemplos abaixo para ampliá-las.

Propriedades do aço: A composição química do aço 1.4922
Propriedades do aço: Tabela de referência cruzada do aço 1.4922
Propriedades do Aço: As propriedades mecânicas do aço 1.4922